O que é o movimento FIRE?

A correria do dia a dia, o ambiente, muitas vezes nocivo do mundo corporativo e as cobranças de mais produtividade podem nos afastar do que e de quem realmente amamos.
Muitas pessoas, pensando nesse lado desagradável do trabalho moderno, resolveram abandonar esse barco antes que ele afunde com suas vidas, como?

Com uma aposentadoria precoce.

FIRE vem da sigla ( em inglês ) Financial Independence, Retirement Early – , Aposentadoria Precoce.
O movimento tem como lema buscar a liberdade de uma vida sem a obrigação de trabalhar, ou seja, você pode continuar trabalhando depois de alcançar sua independência financeira se assim desejar.

Mas afinal, como eles conseguem essa liberdade?

Sendo frugais e poupando agressivamente, frugalidade é o hábito de ser econômico(a) em relação à coisas, situações e ao tempo, particularmente eu vejo a frugalidade como um estado de espirito onde aproveitamos muito mais o que temos ao invés de querermos mais e mais, quanto à poupança, existem FIRES que poupam até 70% de sua renda, o que acho impossível para o Brasileiro médio que já ganha relativamente pouco, mas aí está uma grande sacada do FIRE, eu sempre digo que a filosofia FIRE te traz benefícios até mesmo se você fica no meio do caminho, ou seja, poupando 30% de sua renda você vai colher benefícios SIM.

Tá, mas onde posso aprender mais sobre FIRE?

Então, segure os livros, vídeos e links abaixo:

Livros

Links

https://www.aposenteaos40.org/
http://valoresreais.com/
http://www.srif365.com/

Vídeos


4 comentários em “O que é o movimento FIRE?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *